11 de fevereiro de 2011

:: O Francês Babalawo ::



Em 11 de fevereiro de 1996, Pierre Verger, ou melhor, Pierre Fatumbi Verger, morria em Salvador aos 94 anos. O parisiense dedicou sua vida à fotografia e a estudos etnológiocos das religiões afro-derivadas.

Deixou livros fantásticos e referências importantes sobre os cultos do orixás. Suas fotografias lindíssimas em preto em branco ilustram as religiões africanas não só em seu continente de origem, mas também nas américas. 


Converteu-se ao candomblé em sua passagem pelo Brasil e contribuiu diretamente para sua documentação e estudo. Fundou o Museu Afro Brasileiro em 1982 (que hoje conta com trabalhos lindíssimos de Carybé, dentre outros) . A fundação filantrópica Pierre Verger em Salvador conta com um acervo de mais de 63 mil fotografias e negativos, além de seus manuscritos e cartas. Seu trabalho ainda é referência para fotógrafos atuais como Sebastião Salgado, Mario Cravo Neto, dentre outros. Vale a pena investir um tempinho nesse site para curtir o trabalho do francês, com fotos lindíssimas e entrevistas interessantes.


Babalawo, dominava a prática do jogo de Búzios e até sua morte trabalhou para a divulgação e preservando o conhecimento dos cultos dos orixás.

Há um documentário muito bacana sobre Fatumbi: "Pirre Verger - Mensageiro entre dois mundos com narração de Gilberto Gil". Há alguns fragmentos no youtube, inclusive na Página do próprio Gilberto

Nenhum comentário: