18 de junho de 2010

:: Bem-vindos! ::





No final do século XIX, A política de mecanização da agricultura japonesa desempregou milhares de camponeses. O que fazer, então? Botar essa galera pra ficar desempregada em outro lugar. Foram fechados vários acordos com outros países e... lá foram eles mundo afora. Em 1908, chegou o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses para o Brasil. A viagem começou no porto de Kobe e terminou, 52 dias depois, no Porto de Santos em 18 de Junho de 1908. Vieram 165 famílias (781 pessoas) que foram trabalhar nos cafezais do oeste paulista. Se sobrava mão de obra no Japão, aqui precisávamos de gente com know how na área. Nessa data comemora-se oficialmente o dia da Imigração Japonesa.

Alguns imigrantes japoneses chegaram ao Brasil antes do Kasato Maru, e até chegaram a fundar uma colônia agrícola na fazenda Santo Antônio, no atual município de Conceição de Macabu (então distrito de Macaé), no estado do Rio de Janeiro. Entretanto, foi a chegada deste primeiro grupo trazido pelo Kasato Maru que iniciou um fluxo contínuo de imigração de japoneses para o Brasil.

Mas até 1897 a vinda de asiáticos para o Brasil era super mal-vista, eram bem-vindos imigrantes europeus, mas "não-brancos" sofriam bastante com o preconceito. E o que mudou o coração dos brasileiro para de uma hora para outra estimular a vinda dos japas? A necessidade cada vez maior de gente que soubesse dar conta das lavouras. Os Italianos, alemães e outros brancos-bem-vindos não estavam em número suficiente para cobrir tudo.

As Maiores colônias nipônicas se estabeleceram então em São Paulo e até 1915, quando o Governo Paulista interrompeu a contratação de imigrantes, chegaram no Brasil oficialmente 3.434 famílias. Mais japoneses vieram durante e no pós guerra para engrossar o caldo asiático na miscigenação do brasileiro. Se bem que as primeiras gerações nas colônias japonesas viam com maus olhos os casamentos com os não japoneses, mas aos poucos fomos deixando as diferenças de lado e dando vivas à mistura de raças.

FLô  tem certeza que essa mistura dá bons frutos. Não é ótimo ir numa churrascaria e ter opção de sushi? Konis doces de banana com chocolate tb são um arraso. Há uma temakeria em cada esquina da cidade. Frutas como caqui, morango e maçã Fuji vieram com eles. Não só na gastronomia temos de agradecer, temos influência  nas artes marciais com o jiu-jitsu, judô , aikidô , Karatê , dentre outros e nas mídias de massa, com os animés (lembram dos Cavaleiros do Zodíaco?), mangás, dos seriados tipos Changeman , dos programas bizarros no estilo "sobrevivi a um desafio japonês".

Mais durante o dia pelo twitter 

Nenhum comentário: