4 de junho de 2010

:: Para pensar já de véspera ::





Imagine que você more sozinho num apartamento enorme. Uma geladeira bem farta. Muito móveis, muitos adornos, muita louça, muito tudo. Tem até uns bichinho de estimação.

Agora digamos que seja feliz e despreocupado... ande de cuequinha pela casa, pege as coisas na geladeira sem nunca se preocuparmos em comprar mais - afinal, ela é tão cheia e grande, que não precisa pensar nisso agora. 

Come e bebe bem e joga os restos alí no chão mesmo... o lixo vai se perdendo a imensidão do apartamento e nem incomoda tanto. Mija na pia, caga no máximo em um jornal, que tem o mesmo fim dos restos. Realmente o apartamento é grande e a sujeira pode ser espalhada, ou juntada por onde não ficará bem a vista ou não será  um "problema".

Nos dias de calor deixa o chuveiro ligado o dia inteiro para se colocar embaixo quando quiser se refrescar. Nos de frio corta os móveis e vai atirando-os no fogo para se manter aquecido.

Volta e meia dá um bico no cachorro que passa, por esporte. Quando se cansa, mais móveis vão pra alimentar a sauna disponível para se relaxar ainda mais.

Os talheres de casa são vendidos a terceiros sem o mínimo remorço: são muitos mesmo. Na biblioteca, as páginas de livros viram guardanapo, aviões de papel, porta copos ou seda para enrolar uns cigarrinhos de palha.

É para lembrar de como estamos tratando nosso lar que a ONU em 1972 criou o dia 5 de junho como dia Mundial do Meio ambiente. Até quando o apartamento aguenta? Até quando você aguentará viver em um apartamento assim? Já vale pensar de véspera.

Nenhum comentário: