12 de maio de 2010

:: Fim do cativeiro ::

Numa noite linda,
Noite de Luar
Preto-Velho orou à Zambi
Pro cativeiro acabar
Trabalha Zé, trabalhou
Trabalha Zé, trabalhou
Trabalha Zé...
Que o cativeiro acabou

A noite linda em que os negros oravam foi véspera do dia em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea. 13 de maio de 1988 foi conquistada a libertação dos escravos.

Os negros foram tirados de seus países de origem, roubados do continente africano para extrair das novas terras toda a riqueza. O que os senhores de engenho não contavam era que eles na verdade trouxeram uma raça que faltava para dar alegria ao nosso Brasil, gingado em nossos passos, tempero em nossa comida, cor na nossa pele, música aos nossos ouvidos e crenças a nossa fé.

Após abusos, torturas, trabalho escravo e muito sofrimento, negros foram libertados para um mundo chamado Brasil que hoje não compactua com tal ato desumano.


Que o Senhor do Bonfim vos abençoe hoje e sempre!

Chora meu cativeiro, meu cativeiro meu cativerá
Chora meu cativeiro, meu cativeiro meu cativerá
No tempo da escravidão quando o senhor me batia
Eu rezava por Nossa Senhora, como a pancada doía

Nenhum comentário: